PM atira contra homem que gravava abordagem policial
- sgoncaloemfoco
- 28 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de jan.
Um policial militar foi flagrado por uma câmera de segurança atirando contra um homem que filmava uma ação policial na madrugada da última quarta-feira (25), em Osasco, na Grande São Paulo.
De acordo com as informações, o homem que estava filmando a ação policial foi alvejado por um dos agentes, as imagens mostram momentos de tensão e confusão entre os policiais e as testemunhas presentes.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que a PM foi chamada para desobstruir uma via bloqueada por moradores, mas a confusão rapidamente generalizou.
A versão da SSP-SP indica que o homem que filmava teria tentado tomar a arma de um dos policiais, o que justificaria a reação do agente que disparou.
Contudo, as imagens capturadas pela câmera de segurança levantam questões sobre a proporcionalidade da resposta policial, especialmente considerando que o homem estava apenas registrando a ocorrência.
O fato de um policial ter tentado atacar o homem com um cassetete antes de outro disparar também levanta preocupações sobre a formação e o controle do uso da força policial.
Esse caso se soma a um contexto mais amplo de discussões sobre a atuação da polícia em situações de confronto e a necessidade de maior transparência nas ações policiais. Inclusive com o uso das câmeras nas fardas.
Conforme informação do hospital, o homem se “encontra internado em leito de UTI com cuidados intensivos, sem intercorrências nas últimas horas.”