top of page

Inquérito vai investigar possível prejuízo em acordo entre Cedae e Águas do Rio

  • Foto do escritor: sgoncaloemfoco
    sgoncaloemfoco
  • 17 de out.
  • 1 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou, em 15 de outubro de 2025, um inquérito civil para apurar se o acordo firmado entre a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) e a concessionária Águas do Rio representou prejuízo aos cofres públicos.


O cerne da investigação está em cláusulas do acordo que estabeleciam que, em vez do pagamento integral em dinheiro de uma dívida que ultrapassa R$ 800 milhões, haveria compensações via execução de obras por parte da Águas do Rio – com perdão ou redução parcial dos valores devidos.


A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Patrimônio Público e da Cidadania da Capital requisitou documentos chave às instituições envolvidas — Cedae, Águas do Rio, e a agência reguladora (Agenersa) — como atas de reuniões da diretoria e do conselho, para entender se todas as normas de governança foram respeitadas.


O Tribunal de Contas do Estado (TCE‑RJ) já suspendeu cautelarmente o acordo, determinando que sejam prestados esclarecimentos e que se verifique a legitimidade da compensação proposta, além da fundamentação técnica que a Cedae utilizou para mudar sua posição em relação à dívida.


Essas suspeitas apenas aumentam a desconfiança da população em relação à privatização da Cedae e levantam sérias questões sobre a qualidade e a confiabilidade do serviço de água e saneamento oferecido à população fluminense.




🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852


ree

 
 

Em destaque

Receba notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp. 

Em breve te enviaremos uma mensagem por whatsapp!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page