Escultura de 11 metros de Marielle Franco é inaugurada na UERJ
- sgoncaloemfoco
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Uma escultura de 11 metros de altura em homenagem à vereadora Marielle Franco foi inaugurada nesta segunda-feira (28) na entrada principal do campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no bairro da Tijuca. A obra, intitulada “Corte Seco – Marielle Franco”, é assinada pelo artista Paulo Nazareth e faz parte da série “Corte Seco”, que retrata personalidades negras em escala monumental.
A instalação marca o encerramento das atividades do “Julho das Pretas”, mês de mobilizações políticas e culturais voltadas à valorização da luta das mulheres negras. O evento de inauguração contou com a presença da família de Marielle, entre eles sua filha, Luyara Franco, que é estudante da UERJ. Emocionada, ela destacou que a escultura é uma forma de manter viva a memória da mãe. “É uma forma potente e amorosa de mantê-la presente”, afirmou.
A obra é composta por madeira, metal e alumínio, e foi originalmente exibida na 34ª Bienal de São Paulo em 2021. Agora, ficará exposta na UERJ durante um ano, por meio de um acordo de empréstimo com a instituição. Segundo o artista Paulo Nazareth, a escultura busca provocar reflexões sobre o apagamento de corpos negros na história brasileira e resgatar figuras que marcaram a luta por direitos humanos.
🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.
