Deputado Gonçalense vai a Brasília por nacionalização da Lei Vini Jr
- sgoncaloemfoco
- 27 de jun.
- 1 min de leitura
O deputado estadual Professor Josemar (PSOL-RJ) esteve em Brasília para defender a nacionalização da Lei Vini Jr., legislação de combate ao racismo nos esportes que foi proposta e aprovada por seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
A Lei Vini Jr., fará dois anos de aprovação no Rio de Janeiro em julho. O Prof. Josemar explicou que ela estabelece um protocolo de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas. É composta por um conjunto de medidas de conscientização, mas também de intervenção caso tenha algum ato racista, inclusive com a paralisação das partidas.
“É importante destacar que a Lei Vini Júnior é um instrumento para combater o racismo no esporte. Entendendo o esporte como um elemento da cultura de massas, para combater o racismo na sociedade. Agora, é fundamental que esses mecanismos sejam ampliados para todo o Brasil.”
Em Brasília, o deputado se reuniu com o ministro do Esporte, André Fufuca, que se comprometeu com a elaboração de uma nota técnica para viabilizar a aplicação da Lei Vini Jr. em todo o território nacional. Também participaram do encontro os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que propuseram a Lei Vini Jr. No Congresso Nacional.
A expectativa é que, com apoio parlamentar e mobilização popular, a Lei Vini Jr. seja aprovada em nível nacional e se torne um instrumento efetivo de combate à discriminação racial no esporte e em outros espaços da vida pública.
🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.














