Deputado Estadual Prof Josemar faz audiência pública pela redução da tarifa do Metrô
- sgoncaloemfoco
- 10 de abr.
- 1 min de leitura
No dia 9 de abril, a Alerj sediou audiência pública convocada pelo deputado estadual Prof. Josemar (PSOL) para discutir a redução da tarifa do Metrô Rio e exigir a suspensão do aumento previsto de R$ 7,50 para R$ 7,90. O deputado destacou a falta de transparência da empresa e denunciou reajustes abusivos, apontando conivência do governo estadual. Defendeu também que a redução da tarifa vá além de subsídios e que os contratos sejam ajustados para beneficiar os usuários.
Com uma trajetória marcada pela luta por mobilidade urbana acessível, o deputado Prof. Josemar reforçou, com essa audiência e demais ações, seu compromisso com a população fluminense que depende diariamente do transporte público. A iniciativa mobilizou diversos setores da sociedade e evidenciou as contradições nas justificativas para os aumentos da tarifa.
A audiência contou com a presença de entidades civis e representantes políticos. Prof. Josemar criticou a ausência do Metrô Rio e a falta de respostas concretas da Setram e Agetransp. Ele cobrou explicações sobre o sobrepreço praticado e exigiu reparações à população.
Ao fim da audiência, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:
Suspensão imediata do aumento da tarifa e criação de plano de redução, requisições de dados financeiros e operacionais do Metrô Rio, ampliação da tarifa social e melhoria da acessibilidade, reativação do Conselho Estadual de Transportes com participação popular, criação de um Fórum Popular de Mobilização, prosseguimento da denúncia ao TCE-RJ e participação da sociedade na escolha dos conselheiros da Agetransp.
🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.
