Dep estadual Prof Josemar propõe ampliar cotas
- sgoncaloemfoco
- 27 de jun.
- 1 min de leitura
O deputado estadual Professor Josemar (PSOL-RJ) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que propõe a ampliação da reserva de vagas para cotas raciais em concursos públicos estaduais, passando de 20% para 30%. A medida contempla pessoas negras, indígenas e quilombolas, buscando alinhar a legislação estadual à nova política federal que estabelece o mesmo percentual para concursos públicos no âmbito da União.
A proposta reforça o compromisso de Professor Josemar com a pauta racial — uma luta histórica em sua trajetória política e militante. Atuando como presidente da Comissão de Combate às Discriminações da Alerj, o parlamentar tem sido uma das vozes mais atuantes na defesa de políticas públicas de equidade e reparação histórica no estado.
O deputado também tem pressionado prefeituras fluminenses a cumprirem as leis de cotas raciais em concursos municipais. Em Santa Maria Madalena, por exemplo, sua atuação em conjunto com a Defensoria Pública do Estado resultou na recomendação de retificação de edital para garantir a inclusão das cotas previstas em lei.
A iniciativa ganha ainda mais relevância ao se considerar a origem de Josemar. Ter um deputado comprometido com a pauta racial representando São Gonçalo — uma das cidades mais populosas e periféricas do estado — é de enorme importância. Em um município historicamente marcado pela desigualdade social, a presença de uma liderança negra e popular na Alerj fortalece a luta por direitos e visibilidade das populações marginalizadas.
🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.














