top of page

Criminosos impõem controle sobre a Internet no Rio de Janeiro

  • Foto do escritor: sgoncaloemfoco
    sgoncaloemfoco
  • 14 de abr.
  • 1 min de leitura

Investigações apontam que traficantes estão ameaçando funcionários de empresas de internet para controlar o acesso à rede em áreas sob seu domínio no Rio de Janeiro.


Essas ameaças fazem parte de uma estratégia para monopolizar o fornecimento de internet nas comunidades, eliminando empresas concorrentes e impondo provedores clandestinos ligados ao tráfico. Investigações apontam que esses provedores utilizam equipamentos furtados de empresas oficiais, como cabos de fibra óptica, baterias e roteadores.


E São Gonçalo é uma das cidades onde isso acontece. Em Guaxindiba, traficantes impuseram um monopólio, permitindo apenas dois provedores clandestinos operarem na área. Empresas legítimas foram expulsas, e seus funcionários ameaçados. Em um dos casos, uma empresa recebeu bilhetes com ameaças explícitas, e sua sede foi alvo de tiros.


Além disso, em outros bairros moradores relatam que traficantes cortaram cabos de operadoras legais e destruíram caixas de distribuição de internet. Operadoras como a TIM foram forçadas a suspender os serviços nessas regiões, obrigando os moradores a contratar o serviço clandestino imposto pelo tráfico.


O domínio da internet pelo tráfico representa uma nova frente de lucro para o crime organizado, equiparando-se ao tráfico de drogas, segundo investigadores.


O aumento do domínio territorial por parte do tráfico é uma das consequências mais cruéis para a população da fracassada política de segurança pública do governador Cláudio Castro, que tem falhado em combater efetivamente o avanço do crime organizado no Rio de Janeiro.


🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.



 
 

Em destaque

Receba notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp. 

Em breve te enviaremos uma mensagem por whatsapp!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page