top of page

Cavem se recusa a prestar socorro a cão em convulsão

  • Foto do escritor: sgoncaloemfoco
    sgoncaloemfoco
  • 16 de set.
  • 2 min de leitura

Na tarde de segunda-feira (15/09), um caso de abandono e negligência comoveu protetores de animais em São Gonçalo. Um cachorro, visivelmente muito doente, foi deixado em frente a uma residência onde vivem integrantes do coletivo Meu Focinho Amado, que atua na proteção e resgate de animais na cidade. Ao verificar a gravidade da situação, uma das protetoras, com a ajuda de um bombeiro militar que passava pela rua, decidiu levar o animal ao CAVEM (Centro de Atendimento Veterinário Municipal), equipamento que é de responsabilidade da Prefeitura de São Gonçalo.


Segundo relato das protetoras, ao chegar ao local, a responsável pela unidade afirmou que o centro não era obrigado a atender casos de emergência e que, por isso, não poderia receber o cão. Indignados, os socorristas insistiram, mostrando que o animal estava em convulsões naquele momento, mas ouviram novamente que nada poderia ser feito.


Diante da recusa, os protetores correram para uma clínica veterinária particular, arcando do próprio bolso com os custos do atendimento emergencial. O cachorro foi diagnosticado com cinomose, uma doença grave e altamente letal, e permanece internado, lutando pela vida. Para conseguir pagar o tratamento, o coletivo iniciou uma campanha de solidariedade pedindo ajuda da população.


Em uma cidade que já sofre com a falta de políticas públicas sérias para a causa animal, a recusa de atendimento em um dos poucos espaços criados justamente para oferecer tratamento veterinário escancara o desprezo da administração municipal pelo bem-estar animal. Vale lembrar que os mandatos do deputado estadual Professor Josemar e do deputado federal Glauber Braga destinaram R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a ampliação dos atendimentos do CAVEM em São Gonçalo. A população agora questiona: onde estão esses recursos e por que, mesmo com esse investimento, os atendimentos não foram ampliados? A Prefeitura precisa se pronunciar e explicar por que um serviço público veterinário se negou a socorrer um animal entre a vida e a morte.


📰Reportagem completa no site, link na bio 🔗


🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.



 
 

Em destaque

Receba notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp. 

Em breve te enviaremos uma mensagem por whatsapp!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page