Pix já paga passagem de ônibus em cidades do Brasil, mas não para usuários do RIOCARD
- sgoncaloemfoco
- 18 de mar.
- 1 min de leitura
O pagamento de passagens de ônibus por meio do Pix já é realidade em algumas cidades brasileiras, mas a tecnologia ainda não chegou ao sistema utilizado por muitos passageiros no Rio de Janeiro. Em regiões atendidas pelo Riocard Mais, o embarque continua dependente principalmente do uso do cartão de transporte ou de dinheiro.
O funcionamento do pagamento via Pix no transporte é simples: nas catracas dos ônibus há um QR Code que pode ser escaneado pelo celular. Após a confirmação da transferência pelo aplicativo bancário, o sistema libera automaticamente a passagem para o passageiro entrar no coletivo.
Cidades como Uberlândia e sistemas de transporte em São Paulo já adotaram ou testam soluções semelhantes, permitindo que usuários paguem a tarifa diretamente pelo celular, sem a necessidade de cartões específicos de bilhetagem.
Enquanto outras cidades avançam na modernização do transporte público, passageiros do Rio de Janeiro seguem dependentes de um sistema considerado ultrapassado por muitos usuários. A demora em adotar novas tecnologias levanta críticas sobre a falta de modernização e de soluções que poderiam tornar o transporte mais prático e acessível para a população.
🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.







