top of page

Manguezal coberto por lixo expõe abandono ambiental em São Gonçalo

  • Foto do escritor: sgoncaloemfoco
    sgoncaloemfoco
  • 18 de mar.
  • 1 min de leitura

Uma área de cerca de 1.600 metros quadrados do manguezal da Baía de Guanabara continua tomada por lixo mesmo após denúncias feitas há meses. O local fica dentro da Estação Ecológica da Guanabara, na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, considerada uma das regiões de manguezal mais importantes do estado.


Imagens aéreas registradas recentemente mostram que a situação permanece praticamente a mesma. Sete meses após a denúncia inicial, grandes quantidades de resíduos plásticos ainda cobrem parte do mangue, impedindo a regeneração natural da vegetação e sufocando o solo.


Durante a vistoria, foram encontrados milhares de objetos plásticos espalhados pela área, muitos deles aparentemente acumulados há anos. O material impede o crescimento das árvores do manguezal e ameaça o equilíbrio ambiental de um dos principais berçários naturais da fauna marinha da região.


A área degradada está dentro do território de São Gonçalo, e o cenário levanta questionamentos sobre a atuação do poder público local. Mesmo diante de denúncias e da repercussão do problema, não houve até agora uma ação efetiva para remover o lixo e recuperar a área, o que reforça críticas à falta de prioridade dada pela prefeitura de São Gonçalo à preservação ambiental e à proteção de um ecossistema tão importante para a Baía de Guanabara.




🗞📰Quer receber as notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp? Envie um “oi” para (21) 97108-9852.


 
 

Em destaque

Receba notícias de São Gonçalo e região direto no seu whatsapp. 

Em breve te enviaremos uma mensagem por whatsapp!

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page